Jim Barry, Vinícola do Ano 2020 - Austrália
O respeitadíssimo guia de vinhos Australian Wine Companion, sob a batuta de James Halliday, premiou a vinícola Jim Barry como a melhor da Austrália em 2020 - o que não chega a ser novidade. Fundada pelo patriarca Jim Barry em 1959, esta casa de Clare Valley se tornou sinônimo de qualidade artesanal de Riesling, Shiraz e Cabernet Sauvignon, ao mesmo tempo em que foi pioneira na variedade Assyrtiko fora da Grécia.
O patriarca Jim Barry, já falecido, foi o primeiro enólogo qualificado a trabalhar na valorizadíssima região de Clare, graduando-se no Roseworthy Agricultural College em 1947 como apenas o 17º enólogo do curso recém-criado. O sonho da família, ao longo de três gerações, sempre foi fazer vinhos que fossem respeitados pelos seus pares. “Ganhamos muitos troféus e medalhas de ouro ao longo dos anos, mas este é o nosso maior prêmio até hoje”, disse o filho Peter Barry.
Halliday também ressaltou a performance da vinícola no Clare Valley Wine Show 2020: “foram seis medalhas de ouro para Riesling e isso nunca aconteceu antes, e provavelmente não acontecerá novamente”.
Esses vinhos excepcionais, incluindo o ícone The Armagh Shiraz, são a cereja do bolo no portfólio da KMM há mais de vinte anos. Cheers!
-
The Armagh Shiraz 2006
O paladar é uma rica tapeçaria de prazer e satisfação, com sabores de framboesa, morango e amora. No final aparecem alecrim, anis, hortelã e cravo. O carvalho integrado é imperceptível e os taninos são estruturados. Ideal para longa guarda, até 2030. Aconselhável decantá-lo, pois não sofreu processo de filtração e surgirá depósito com o passar do tempo. Permita ao vinho ?respirar? por duas horas. O vinhedo foi plantado em 1968. A produção chega a ser abaixo de duas toneladas por acre, em solo ár